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sexta-feira, 9 de outubro de 2009

continuação sobre Moíses

A diferença fundamental entre Moisés e os outros profetas que vieram depois dele está na maneira direta pela qual Deus falava com este seu servo. Ele foi o primeiro a receber, escrever e ensinar a revelação do Senhor. Essa mensagem estendeu-se por todos os aspectos da vida , inclusive as leis sobre santidade, pureza, rituais, vida familiar , trabalho e sociedade. Por meio de Moisés, o Senhor planejou moldar Israel numa "comunidade separada" . A revelação de Deus os tornaria imunes as práticas detestáveis dos povos pagãos, inclusive a adivinhação e a magia. Esta palavra, dada pelo poder do Espírito, transformaria Israel num filho maduro.A posição e a revelação de Moisés prefiguravam a posição única de Jesus . O grande legislador serviu ao reino de Deus como um "servo fiel" (Hb 3.2,5) , enquanto Cristo é " o Filho de Deus " encarnado: " Mas Cristo , como Filho , sobre a sua própria casa " ( Hb 3.6). Moisés , como o Senhor Jesus , confirmou a revelação de Deus por meio de sinais e maravilhas (Dt 34.12; ) e ( Êx 7.14 a 11.8;14.5 a 15.21).Embora Moisés ainda não conhecesse a revelação de Deus em Cristo, viu a "glória" do Senhor ( Êx34.29-35). O apóstolo Paulo confirmou a graça de Deus na aliança mosaica quando escreveu à igreja em Roma: "São israelitas. Pertencem-lhes a adoção de filhos , a glória , as alianças , a lei, o culto e as promessas . Deles são os patriarcas, e deles descende Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém" ( Rm 9.4,5).Moisés , o maior de todos os profetas antes da encarnação de Jesus , falou sobre o ministério de outro profeta( Dt 18.15-22). Foi testemunha de Deus para Israel de que um cumprimento ainda maior os aguardava:" Moisés , na verdade ,foi fiel em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar "(Hb 3.5). A natureza desse futuro não era nada menos do que a presença de Deus no meio de seu povo. A escatologia de Israel começa com as alianças do Senhor com Abraão e Israel. Moisés - o servo de Deus , o intercessor, o mediador da aliança - apontava para além de sua administração, para uma época de descanso. Ele falou sobre este direito e ordenou que todos os membros da comunidade da aliança ansiassem pelo descanso vindouro na celebração do sábado( heb."descanso" ), o sinal da aliança ( Êx 31.14-17) e da consagração de Israel a uma missão sagrada (Êx 31.13), a fim de serem abençoados com todos os dons de Deus na criação( Dt 26.18,19;28.3-14).

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